(021) 3388-5352      contato@clinicainfinity.com.br    |   

Dezembro Laranja: a importância da prevenção do câncer de pele.

No mês de dezembro, nós, dermatologistas, celebramos o Dezembro Laranja, uma campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2014 para conscientizar a população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele, que hoje é um dos tipos de tumores mais comuns no Brasil. Anualmente, são registrados cerca de 180 mil novos casos.

 

A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, está amplamente exposta às agressões causadas pelo sol. Sabemos que, no Brasil, o lazer ao ar livre – e, consequentemente, com exposição solar – é bastante comum, o que justifica os altos índices de tumores cutâneos por aqui. Se não houver proteção adequada, com o uso de filtro solar de FPS 30 (no mínimo) e acessórios (como bonés e óculos), as chances de desenvolvimento do câncer de pele são ainda maiores.

Os tumores cutâneos se dividem em:

- Carcinoma Basocelular: tipo mais prevalente e que tem origem na epiderme (camada superior da pele). Em geral, tem aspecto avermelhado, com crosta e que pode sangrar facilmente.

- Carcinoma Espinocelular: é o segundo mais prevalente e tem origem nas células escamosas da pele. Alguns casos estão associados a feridas crônicas, normalmente possuem coloração avermelhada e assemelham-se a machucados e feridas.

- Melanoma: tipo menos prevalente e mais letal. Tem alto poder metastático, ou seja, de se espalhar para outros órgãos. Em geral, possuem aparência de pinta ou sinal em tons acastanhados ou enegrecidos.

É importante ressaltar que, se diagnosticado no início, o câncer de pele tem 90% de cura. Por isso, é importante que você fique atento ao aparecimento de novas pintas e transformações nas já existentes. Visite o dermatologista ao menos uma vez por ano para que ele faça uma avaliação minuciosa da sua pele. Cuide-se e proteja-se!

Fonte: SBDRJ

03 de Dezembro de 2020

Agende sua consulta!