(021) 3388-5352      contato@clinicainfinity.com.br    |   

13 de Junho - Dia Mundial de Conscientização Sobre o Albinismo

O que é albinismo?

O conceito

O albinismo é uma rara condição genética e não contagiosa, que atinge ambos os gêneros, independentemente de etnia. O distúrbio é caracterizado pela falta de melanina - responsável pela pigmentação dos cabelos, pele e olhos e pela proteção contra os raios ultravioletas. Sem melanina, o albino se torna vulnerável ao sol e a luzes fortes, além de mais suscetível a problemas ou deficiências visuais, a danos actínicos, ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele. De acordo com as Nações Unidas, grande parte dessa população morre entre 30 e 40 anos por conta dos estágios mais severos dessas complicações.

O distúrbio

O albinismo varia de acordo com o tipo de mutação genética, que determina a quantidade de melanina produzida - totalmente ausente ou parcialmente presente. Assim, o tom de pele varia do branco aos amarelados ou amarronzados; os cabelos podem ser completamente brancos, amarelados, avermelhados ou acastanhados; já os olhos são azuis, castanhos claros ou avermelhados (quando a total ausência de pigmento deixa visíveis os vasos da retina).

Como se trata de um problema genético, não há cura ou tratamento para o albinismo, por isso, o segredo está nos cuidados. É primordial que, durante a vida, eles evitem o sol e, em consequência disso, façam suplementação com vitamina D para evitar problemas como alterações ósseas e imunológicas. O acompanhamento oftalmológico é fundamental, bem como as consultas com o dermatologista, pois orientações e recursos visuais e dermatológicos podem permitir o desenvolvimento intelectual e uma vida saudável e produtiva.

A data

Por tanta singularidade, pessoas com albinismo sofrem bastante discriminação - o que aumenta as chances de desenvolverem problemas de autoestima, ansiedade e depressão. Quando crescem, são frequentemente invisíveis nas arenas política e social. Hoje, estima-se que uma a cada 20 mil pessoas no mundo tenha alguma forma de albinismo. Por tudo isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) tornou o dia 13 de junho o Dia Mundial da Conscientização Sobre o Albinismo. Hoje é o dia para entendermos melhor sobre esse distúrbio e combatermos o preconceito acerca dele!

Fonte: SBDRJ

Agende sua consulta!