(021) 3388-5352      contato@clinicainfinity.com.br    |   

Quais os tipos e qual é o melhor tratamento para as olheiras?

Você provavelmente já deve ter se olhado no espelho e achado que a sua expressão facial aparentava um cansaço extremo por conta das suas olheiras. As manchas abaixo dos olhos, que muitas vezes também podem ser profundas, são grandes vilãs da autoestima de homens e mulheres. E, ao contrário do que muitos pensam, elas nem sempre são causadas por noites mal dormidas!

Primeiramente, é importante saber que nem todas são iguais. Existem diferentes tipos de olheiras e cada uma tem uma causa. Neste post, vamos explicar melhor quais são as causas das olheiras e quais os tratamentos disponíveis para cada uma.

A hiperpigmentação periorbital, nome científico das olheiras, são as manchas que surgem ao redor dos olhos, geralmente causadas por vasos sanguíneos ou pela presença de melanina na região. Isso resulta em uma coloração escura, de tom arroxeado, avermelhado ou amarronzada.

Tipos de olheiras

Olheira pigmentar

Ela surge devido ao acúmulo de melanina – o pigmento que dá cor à pele – na região dos olhos, apresentando uma coloração puxada para o marrom.  Ela é mais comum em pessoas com tom de pele mais escuro.

Olheira vascular

Essa é a que conhecemos como ‘olheira do cansaço’. Surge devido à má circulação na região ocular ou pela congestão dos vasos sanguíneos. Como a pele dos olhos é mais fina, é possível notar esses vasinhos, que apresentam tons azulados, avermelhados ou arroxeados.

Olheira estrutural

É a olheira funda, que surge devido à anatomia do rosto. Pessoas que têm os olhos fundos acabam projetando uma sombra na região dos olhos, escurecendo essa área.

Olheira mista

Esse é um dos tipos mais comuns, e surge quando dois ou mais tipos de olheiras estão presentes no mesmo paciente. Por exemplo: pode ser que o paciente tenha olhos fundos e com tom arroxeado, um tipo chamado de estrutural vascular. Além disso, existem outros subtipos: vasculares pigmentados e estruturais pigmentados.

Causas das olheiras

O principal motivo que leva uma pessoa a ter olheiras é a predisposição genética. Então, se os seus pais têm olheiras, é bem provável que você venha a desenvolver essa condição ao longo da vida. Além disso, alguns hábitos também podem contribuir para o quadro, como tabagismo, consumo de álcool, exposição solar, cansaço e insônia, dentre outros.

Tratamento para olheiras

A melhor forma de tratar as olheiras é com uma combinação de fatores. É preciso mudar os hábitos existentes e afastar-se do cigarro e do álcool, além de melhorar a alimentação, evitando sal e açúcar em excesso.

A Dermatologia também oferece uma ampla cartela de tratamentos que têm como objetivo suavizar as olheiras roxas, escuras ou profundas. Para isso, é preciso passar pela avaliação de um dermatologista, que irá indicar a melhor forma de conduzir o seu caso.

Os principais tratamentos para olheiras são a luz pulsada, preenchimento com ácido hialurônico, cremes e peelings.

O médico dermatologista é o profissional indicado para tratar olheiras, pois possui pleno conhecimento da pele e suas características, garantindo segurança na realização dos procedimentos. Procure um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fonte: SBDRJ

Agende sua consulta!