(021) 3388-5352      contato@clinicainfinity.com.br    |   

Fez uma tatuagem? Veja os principais cuidados que você deve ter com a sua pele

A pele tatuada precisa sim de cuidados especiais. Não importa se é a primeira ou a décima tatuagem: os cuidados são igualmente importantes e são fundamentais para prevenir complicações, como infecções.

A principal recomendação é usar protetor solar na região do desenho (e no resto do corpo também!) para protegê-lo da ação dos raios UVA e UVB. O fator de proteção solar (FPS) deve ser 30 ou superior, para garantir a proteção adequada. Além disso, prefira aqueles que são resistentes à água e ao suor, e hipoalergênicos, evitando uma reação inesperada da pele.

Após a realização da tatuagem, se inicia a fase de reparação da pele que foi afetada pelas agulhas. Essa fase é caracterizada por vermelhidão e inflamação intensas, podendo haver expulsão de uma parte do pigmento e a formação de casquinhas. Porém, esse quadro tende a evoluir dentro de alguns dias, e o processo de cicatrização estará completo.

Nessa fase, é importante deixar a região sempre limpa e hidratada, usando produtos que ajudem a pele a se regenerar e cicatrizar, como água termal, pantenol, vitamina B5, karité e outros ativos. Também é importante evitar carne de porco e outros alimentos muito gordurosos, porque eles estimulam a inflamação do organismo e podem prejudicar o processo de cicatrização da tatuagem.

Mesmo após a cicatrização completa, todos os cuidados com a tatuagem ainda são necessários, tanto a proteção, quanto a hidratação da pele. Isso será fundamental para a preservação da cor do desenho, evitando que ela fique desbotada.

Fonte: SBDRJ

Agende sua consulta!